Curta

18 de abr. de 2011

SAP - Síndrome da Alienação Parental - fuja dela!


Olá a todas!

Mães modernas que somos, temos que ficar antenadas com as novas tendências da moda – e das leis.

Está em voga agora uma tal de SAP.

O que isso quer dizer?

Ao pé da letra: Síndrome da Alienação Parental.

O que é isso?

Vejamos:

Existe o Genitor Alienante e a Criança Alienada.

O que o Genitor Alienante faz para ser um ser que aliena o filho?

- Não dá satisfação da vida do pimpolho para o outro genitor; toma decisões importantes sobre a vida do filho sem consultar o produtor do espermatozóide; mete a boca no pai e não priva a pobre criança, que poderia viver muito bem sem ouvir poucas e boas sobre o tal produtor; dentre outras coisas.

- Interfere nas visitas, isso supondo que o produtor do espermatozóide que fecundou seu lindo óvulo fez a mínima questão de participar da vida de seu rebento.

- Faz o joguinho de empurra-empurra, usando a criança como objeto para atingir o pai; faz a criança tomar seu partido contra o pai; faz da pobre criatura uma espiã querendo saber detalhes da vida do outro; não valoriza os presentes que o produtor do espermatozóide dá (isso quando ele se dá ao luxo de dar).

- Critica o produtor do espermatozóide, emite falsas acusações, faz com que a criança acredite que ele é perigoso.

Por que estamos abordando esse assunto hoje?

Porque nós nos esquecemos que existe Lei e que ela nem sempre é muito justa e muitas vezes pode ser cega, surda, burra.

E para que possamos nos precaver e não cair nessa armadilha, ainda que inconscientemente.

E porque amamos nossos filhos e não queremos que eles sejam estatística.

Crianças vítimas de SAP são mais propensas a apresentar distúrbios psicológicos como depressão, pânico, ansiedade; utilizar drogas e álcool como fuga para a dor e a culpa da alienação; cometer suicídio; apresentar baixa estima; não conseguir criar vínculos estáveis quando adultas; apresentar problemas de gênero, pois a imagem que terá do sexo oposto não será um exemplo a seguir, caso a mãe viva metralhando o pai – e vice e versa.

O que podemos fazer para evitar que nós mesmas estejamos transformando nossos pequenos príncipes e princesas em vítimas de nossa imaturidade?

Eu diria, sem pestanejar: - Vá pra terapia, minha filha!

Mas sei que nem todo mundo pode pagar uma.

Veja a situação do ponto de vista da criança buscando compreender a necessidade que ela tem, protegendo-a de discussões ou situações desagradáveis entre você e o pai.

Proporcione ao seu filho/filha um ambiente no qual possa se desenvolver plenamente, sem grandes traumas – a vida sozinha já vai traumatizar ele na conta certa, você não precisa reforçar isso.

Busque amparo jurídico e garanta ao seu filho a participação do pai em sua vida, mesmo que isso tenha que acontecer dentro de um enquadre específico, como em visitas assistidas.

E caso não haja a possibilidade de que seu pimpolho/pimpolha tenha esse convívio, saiba ser sábia e tornar o assunto leve para ele/ela.

Quer saber mais? Conheça a Lei que trata do assunto aqui.

Boa sorte para nós nesse novo modismo e que tenhamos sabedoria para fazer as escolhas certas.


4 comentários:

  1. Oi mãe solteira! sou mãe de Miranda, que não tem pai nem em certidão de nascimento. Mas também sou mãe de Dora, que está sob a guarda do pai, que mandou a filha para os avós cuidarem. Li seu texto e concordo, mas vc só fala de mães alienantes, no meu caso é produtor de esperma que levou minha filha, na Lei!!!! Dá uma olhada no meu blog e conheça a história de Dora, minha amada filha...
    www.etudoverdademesmo.blogspot.com
    bjs e adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Lá nisso concordo! Ha atitudes que se pagam caro, é feio, é mesquinho e não produz nenhum efeito educativo, por mais raiva que cetas mães tenham do dito cujo, convém que tnham isso em mente.

    ResponderExcluir
  3. Mais respeito com os pais, existem sim os q não estão nem aí pra criança, mas existem os q lutam, q amam seus filhos de verdade.
    Essa lei foi a melhor coisa q poderia acontecer pq agora as q se dizem mães quando na verdade só atrapalham a vida do filho achando q vai ferir somente o pai, serão punidas com multas e até inversão da guarda. Comprovando que mãe é a q CUIDA em todos os sentidos e não a q carrega por 9 meses na barriga.
    Pais, lutem por seus filhos, seu filho precisa de vc.

    ResponderExcluir
  4. Já é quase 2017: melhor buscar mais informações sobre como essa lei porca, baseada nos ditos do pedófilo Richard Gardner, tem destruído vidas de mães e crianças no Brasil!
    https://www.change.org/p/senadores-e-operadores-de-justiça-diga-não-ao-projeto-de-lei-4488-2016-que-legaliza-a-violência-contra-as-crianças-e-as-mães

    ResponderExcluir

Meta a mamadeira!