Curta

6 de dez. de 2011

Brincadeiras e saudosismo: industria do afeto?



Olá querida Mamãe!

Hoje vou ser bem genérica
.
Ando assistindo muito à TV com meu rebento e estou ficando muito, muito assustada com o que ando vendo.

Lembrei da minha época de infância inserida em uma família tradicional: papai, mamãe, filha mais velha (eu) e filho caçula. 

Tudo redondinho como manda o figurino.

Época de Natal – é. Ele está chegando – era confraternização. 

Íamos todos para a casa de uma tia, toda a família, e lá eram distribuídos os presentes que o Papai Noel deixava embaixo da árvore.

Lógico que a gente – a molecada – acreditava que o Papai Noel era quem deixava os brinquedos lá.

E brinquedo que era brincadeira!

Simplesmente um brinquedo para que a criança pudesse brincar. Imaginar, exercitar a criatividade. Essas coisas bem típicas de criança, sabe.

Hoje o brinquedo deixou de ser brincadeira e virou:

“estimula a área afetiva”

“estimula o raciocínio lógico”

“estimula a coordenação motora e psicológica”

Peraí!

Meu rebento precisa mesmo de um brinquedo que estimule raciocínio, afetividade, coordenação?

Na minha época estimulava a coordenação pulando corda, desenhando com lápis de cor e giz de cera.

Meu raciocínio era montar quebra cabeças, inventar jogos, procurar o melhor lugar para se esconder – isso é estratégia!, descobrir a melhor maneira de não mentir, mas também omitir a verdade, quando aprontava muito.

Minha afetividade era construída com minha cadelinha que mais vivia na rua do que em casa, com meus tantos patinhos amarelos, com meu porquinho da índia. E com os primos e primas, tios e tias, amigos da escola.

Hoje, além da comida industrializada, da cultura industrializada, do lazer que também virou indústria (o passeio só é legal se for no parque X ou Y), a educação e a construção do sentido de carinho está sendo industrializado também.

Tudo bem quererem me vender essa idéia.

Eu sou grande e tenho o mínimo de senso para saber o que é bom ou não.

Mas vejo meu rebento na frente da TV, mais empolgado com os comerciais do que com os desenhos, e me sinto preocupada, pois ele não sabe o que é bom ou não.

Nada contra, se você quiser comprar o cachorro que pede beijo, que bom pra você. Mas parece-me que, de repente, eu dando um cachorro que pede beijo me desobriga a incentivar em meu filho o sentimento de respeito e empatia por outro ser humano.

Se pudesse escolher o presente ideal para meu pimpolho hoje seria uma tarde junto aos amiguinhos, um bom banho no inicio da noite, uma comidinha bem gostosa e uma cama cheirosa para ele dormir.

Compartilhando a vida, aprendendo, se divertindo!

Mas hoje a tendência é cada um na sua, então, provavelmente, ele não terá essa tarde, restando-me escolher um dentro as centenas de super brinquedos que a TV vende, esperando que meu filho não entre nessa de que é melhor ter do que ser.

Apesar de que, outro dia, encontrei um brinquedinho de madeira feito artesanalmente que, esse sim, estimula o raciocínio lógico e a coordenação motora. Além da paciência. Haja paciência para montar aquilo!

Lipe levou para a escola no dia de brinquedo e fez o maior sucesso! 

Olha a fotinho do brinquedo:
 

Não passa na TV, não é objeto de desejo, mas é brinquedo para brincar, como na minha época.

Ih, acho que estou saudosista.

Bem, deve ser a época do ano.

Enfim, boas escolhas para todas nós, não só nos presentes de Natal, mas no dia-a-dia.

4 comentários:

  1. Super verdade isso dos brinquedos. A minha pequena flor ainda e meio novinha pra prestar atenção nessas coisas, mas as vezes sinto q ela prefere uma latinha cheia de coisas q fazem barulho dentro do q aquele chocalho lindo e q estimula o "desenvolvimento da criança" (caríssimo!). kkk Viva ao pé no chão e os banhos de mangueira no jardim! Isso sim é divertido!

    ResponderExcluir
  2. Meu rebento e eu, faz tempo, montamos com caixas de papelão um prédio que ele viu em uma revista. Até o lugar para as baleias nós deixamos. Pintamos a caixa (mais eu do que ele, pra ser honesta) inteira. Alias, o prédio!
    A empolgação dele por brinquedos dura uma semana. Concluindo: tem quase um ano que aquele prédio de papelão está no canto do quarto e eu pedindo quase todos os dias pra poder desmontar. Ele deixa? Não! A barraca super cara com saco de dormir (maravilhosa!!) está em cima do guarda roupa e ele nem lembra que ela existe.
    Resumo da ópera:
    Acredito que somos nós que ensinamos essa coisa do ter para ser. Ou não. Ensinamos a ser.
    Mas essa tarefinha, nos dias de hoje, tá bem complicada!

    ResponderExcluir
  3. concordo completamente!!! meu pequeno por enquanto está com 5 meses, mas me pergunto como fazer para que o mundo dele não vire o consumismo puro que vejo em outros lares...

    ResponderExcluir
  4. Afinal de contas, "brincar" é exatamente isto (treinar/estimular áreas a desenvolver). Aplicar recursivamente a ideia de "brinquedo educativo" só pode dar num brinquedo que educa de forma incompleta alguma outra área.

    Felizmente as próprias crianças têm uma inteligência inata e acabam se concentrando nos brinquedos que mais "brincam". Meu filho ganhou N brinquedos já, mas o que ele gosta mesmo é de

    a) carrinhos Hot Wheels, aqueles que custam o preço de um cafezinho.

    b) um jogo de dominó, tanto para parear números quanto para fazer castelinhos que ele derruba :)

    A menção das torres de Hanói (que V. colocou foto) foi interessante, é base de um problema computacional interessante também.

    ResponderExcluir

Meta a mamadeira!