Curta

29 de mar. de 2011

Registrar filho de mãe solteira - Acabe com suas dúvidas!


Nós do S.O.S. esperamos sanar algumas dúvidas das mães que chegam até nosso site.

Para isso verificamos periodicamente as palavras chaves que trazem você até aqui.

Dados averiguados, nossos textos procuram falar a mesma língua que você.

Nas últimas semanas um tema recorrente nas buscas do “tio Google” foi:

“Mãe solteira pode registrar filho.”

Eu já contei como aconteceu o registro do Lipe, mas não fui muito clara.

Por isso, hoje, voltamos ao assunto e dessa vez vamos tentar explicar minimamente o processo que envolve esse momento tão especial.

Primeiro você deve escolher o nome do seu pimpolho, não é?

Existem sites na rede que nos contam a origem e significado dos nomes.

Eu usei e abusei desse recurso!

Sonhava que meu filho se chamaria Vinicius, mas quando vi o significado, desisti: o que tem boa voz.

Quem poderia me garantir que meu rebento seria um tenor?

Nome escolhido, agora é necessário (muito necessário) que seu bebê venha ao mundo, que você dê à luz.

Sim, a com crase! Porque você dá para a luz; ele sai do aconchego escuro do seu útero para a luz do mundo (poético isso).

Depois que seu bebê nasce, ainda lá na maternidade, você vai receber uma declaração de que seu filho nasceu vivo.

Chama-se isso mesmo: Declaração de nascido vivo.

Você sai da maternidade com a orientação para se encaminhar ao Cartório de Registro Civil para efetuar o Registro de Nascimento.

Aí é só você procurar na sua cidade o endereço do Cartório.

Endereço em mãos coloque a Declaração na bolsa, junto das fraldas, e se vista de coragem!

Quando a mocinha do balcão perguntar sobre o pai seja franca:

- Será registrado em nome da mãe.

Você não tem que explicar nada, viu!?

E se não tiver condições, nem precisa pagar, pois existe uma Lei que garante o Registro de Nascimento gratuito em todo o território nacional.

Amiga, não se desespere nem espere!

Boa sorte na sua nova vida de mãe!


21 comentários:

  1. Adorei o post, pois a gente precisa mesmo de CORAGEM. Mas agora, a gente tem que dar explicações sim, o cartório manda o nome da criança registrado só pela mãe para o Ministério Público e você tem que da explicação do paradeiro do pai. Ou seja, pra atestar que o cara não quer saber mesmo do filho.

    ResponderExcluir
  2. Obviamente sua informção foi leviana.. Pois para registrar um filho, é preciso que o mesmo tenha o registro do pai...

    ResponderExcluir
  3. os anínimo estão errados, não precisa constar o nome do pai, mesmo indo ao MP, sei que não é o caso citado. pergunto aos metidos, uma mulher de programa que sai com varios homens, e não ten nem ideia qual deles é o pai e muito menos o nome deles, end e etc. ficará a criança sem registro, existem varios casos semelhantes dentre outros totalmente diferentes que não foram precisos. acho que leviano é falar sem conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então nao é mesmo obrigado mesmo sendo chamado pelo ministério publico?

      Excluir
  4. os anônimos estão errados, não precisa constar o nome do pai, mesmo o cartório encaminhando ao MP. Sei que não é o caso citado. pergunto aos metidos, uma mulher de programa que sai com varios homens, e não tem ideia qual deles é o pai e muito menos o nome deles, endereço e etc. ficará a criança sem registro? existem varios casos semelhantes, dentre outros totalmente diferentes que não foram precisos. acho que leviano é falar sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. A minha ex pariu tem 3 meses e nem me preocura pra registra a menina, eu nao posso fazer nada porem kis muito essa criança mais por motivo de familia eu acabei indo embora da cidade q morava mais ela e nunca mais tive noticia dela, ja faz um ano q nao nos falamos e a criança ja sta com 3 meses de vida, ela deve ter registrado com nome de mae solteira. quais são meus direitos em relaçao a essa criança? magnno@live.com

    ResponderExcluir
  6. Ola boa tarde. Eu terminei com o meu namorado e ele quer um teste de adn e ele ainda disse que não vai dar o nome ao filho que esta por nascer, estou apenas de 7 semanas e 2 dias e aonde eu vou ter o meu bebe é na maternidade Alfredo da Costa Portugal Lisboa, onde eu tenho que fazer o resisto e na maternidade e o pai do meu filho também disse que o meu filho não sai da maternidade sem o nome do pai e se não tiver o nome do pai vai logo para a adopção por favor me diga se é verdade ou mentira estou com muito medo de ficar sem o meu filho. Responda-me para o meu mail que é lara_n1@live.com.pt. Bjs responda o mais rápido possível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iara, isso é mentira e absurdo! Vc sai sim o seu filhos nos braços, alias a única pessoa que tira a criança do hospital é a mãe, eles vão te entregar uma folha (declaração de nascido vivo) e vão te dizer o que fazer..nesse caso, já que o pai da criança não quer assumir, vc tem o direito de registrar o seu baby, qdo chegar ao cartório, diz que quer abrir um PROCESSO ADMINISTRATIVO para registro da criança pois o pai não quis assumir, lá a justiça faz isso na hr, é enviada uma intimação pro suposto pai e ele obrigatóriamente deverá comparecer ao cartorio pra registrar, caso ele não vá por bem,o juíz manda um oficial de justiça ir busca-lo com o carro de policia.
      Mas até lá a criança fica provisóriamente registrada somente com o nome da mãe. É bom vc saber tbm, que ele é obrigado a pagar pensão desde o inicio da sua gravidez.. se ele não fizer por bem.. qdo a criança nascer, vc abre um processo pra pedir pensão pra criança e pra vc por danos morais. NINGUÉM TEM O DIREITO DE TIRAR O SEU FILHO DE VOCÊ, POR CAUSA DO NOME OU SOBRENOME DE UM INFELIZ...

      Excluir
  7. Ola boa tarde. Eu terminei com o meu namorado e ele quer um teste de adn e ele ainda disse que não vai dar o nome ao filho que esta por nascer, estou apenas de 7 semanas e 2 dias e aonde eu vou ter o meu bebe é na maternidade Alfredo da Costa Portugal Lisboa, onde eu tenho que fazer o resisto e na maternidade e o pai do meu filho também disse que o meu filho não sai da maternidade sem o nome do pai e se não tiver o nome do pai vai logo para a adopção por favor me diga se é verdade ou mentira estou com muito medo de ficar sem o meu filho. Responda-me para o meu mail que é lara_n1@live.com.pt. Bjs responda o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  8. Ridículo quer dizer que na hora de fazer sexo o cara presta depois ele só serve para ser reprodutor?

    ResponderExcluir
  9. meu filho já é resistrado só no meu nome o pai na epoca não quis resistrar o filho agora a avó qur que eu coloque o nome do pai no resisrto hoje meu filho tem 10 anos.o que fasso.

    ResponderExcluir
  10. Se o pai biológico concordar em registrar, é só irem ao cartório no qual você fez o registro e pedir a inclusão do nome do pai. Caso o pai biológico não queira registrar seu filho, o caminho é entrar com ação judicial.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  11. O pai precisa ir ao cartório, pois ele viajou a negócios e no dia no nascimento da criança não estará aqui, infelizmente. Ele ficará 1 ano trabalhando na Europa, o que fazer?

    ResponderExcluir
  12. Uma duvida: Sou o Avo, minha filha esta gravida e o Rapaz não quer assumir e ela também não uer que ele assuma.
    Como avô, posso registrar meu neto como meru filho?

    ResponderExcluir
  13. Avô Anonimo, respondendo sua questão:

    Você não pode registrar em seu nome, pois não é seu filho.
    Você pode ter a guarda da criança.

    Segundo nossa assessoria jurídica:

    "Não é possível a adoção entre netos e avós (o ECA veda tal procedimento, no art. 42, § 1º). O que é legalmente permitido é a guarda, que regulariza juridicamente a posse de fato, para todos os efeitos legais.
    Também não é possível registrar filho alheio como próprio, sob pena de incidir na prática de um crime"

    espero ter esclarecido.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Ola ficava com um rapaz a quase um ano,e engravidei,estou de 11 semanas,ele nao liga,diz que se eu quizer eu mande noticias,diz que vai assumir,mas pelo seu sumico nao coloco fe,tenho muitos amigos,e tres deles se ofereceram pra registrar,posso registrar e se depois ele aparecer terei problemas com a justica?

    ResponderExcluir
  15. Estou grávida e o pai da criança vai morar em outro Estado!! E agora para registrar a criança?
    O pai da criança vai morar em outro estado mês que vem. Só vem passar férias(se vir) no final do ano, meses depois da criança nascer (previsto para Agosto). Ele deu a sugestão de registrar o bebê sem o nome dele (o que não concordo) e quando ele chegar irá reconhecer a paternidade. Qual seria esse processo?? Teria como acontecer resolvendo-se em poucos dias? Uma amiga disse para eu pedir pensão por alimentos gravídicos, assim ele reconheceria a paternidade perante a justiça antes mesmo da criança nascer e quando fosse registrar levaria os documentos e registraria sem problemas. Isso é coerente??
    POR FAVOR ME AJUDEM!!!!

    ResponderExcluir
  16. O meu bebê nasceu no dia 03 de janeiro. O pai dele praticamente não me deu nenhuma assistência e atenção durante a gravidez, agora quer que eu coloque o seu nome no bebê. Porém todo o enxoval ( que fiz sozinha)já consta o nome que escolhi e não quero colocar o seu nome por que além de muito feio, não vejo muito futuro nessa relação e por isso não quero ficar chamando o meu filho pelo nome do traste.Já estou com o documento de nascido vivo no qual consta o nome do pai da criança, e preciso registrar meu filho logo para poder entrar em licença maternidade.O que devo fazer? Devo registrá-lo como mãe solteira? preciso documento urgente e não quero mudar o nome que já acostumei a chamá-lo desde minha barriga.

    ResponderExcluir
  17. Eu me separei por motivo de agraçao. Meu marido me batia mesmo grávida e correndo o risco de aborto. Eu não quero que ele registre o bebê. Mas ele quer. Como faço? Sou obrigada a deixá-lo registrar?

    ResponderExcluir
  18. Em breve, o meu filho vai nascer. Os meus pais ajudaram-me e ajudou-me em todo o que eu preciso e fizeram o enxoval para o bebé.O pai do meu filho nunca quis saber de mim nem do filho, e quando lhe dei a notícia ele foi mal muito mal educado e mal criado para comigo. Eu vou ter que registar o meu filho, mas eu não queria que o meu filho tivesse o nome do pai. É obrigatório constar no registo o nome do pai do bebé? Não dá só para estar o meu, dizendo que sou mãe solteira e que ele nunca quis saber de mim nem do bebé? Por favor ajudem-me, é que eu e os meus pais não sabemos como havemos de fazer.

    ResponderExcluir
  19. Eu tanho uma menina de 6 anos
    E nasceu em franca
    E gostaria de registrar a minha filha sem o pai como farei isso

    ResponderExcluir

Meta a mamadeira!